VOCÊ ESCOLHE!

22/03/2012 11:32

Dois grandes teólogos escreveram livros com o tema “A águia e a galinha”, cada qual com lições distintas e muito interessantes: Frei Leonardo Boff (Ed. Vozes) e o pastor Jorge Linhares (Ed. Getsêmani). Vou me valer de textos do segundo (LINHARES, Jorge. Águia ou Galinha? 27ª Ed. Belo Horizonte: Editora Getsêmani, 2005. p. 38-52), e em seguida, comparar suas lições com uma pessoa que luta com um objetivo, convidando o leitor a descobrir-se "águia" ou "galinha".

"Galinha é caça. Águia é caçadora." Você olha a matéria, os livros, as provas como alguém que vai lhe destruir ou como algo que você vai caçar e vencer?

"Galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais." Animais que caçam (ao invés de serem caçados) olham para frente, para focar o que desejam. Os desestimulados  ficam olhando demais para os lados, para os problemas, para as dificuldades. Águias e galinhas nascem com os olhos "prontos", mas você pode escolher para que lado vai olhar: para o objetivo ou para os problemas, para o que traz resultados ou para o que atrapalha os resultados pretendidos.                      

"Galinha só enxerga de dia. Quando o sol se põe, vai para o galinheiro ou puleiro, condenada a virar canja de raposa, cachorro ou gambá. A águia enxerga tanto de dia quanto de noite e vai em busca dos seus objetivos." E você, luta de noite? Vira madrugadas? Alcança seus objetivos?

"Águia é vigorosa; A galinha, frágil." Você para cuidar da sua vida atual é vigoroso ou frágil? "Galinha é medrosa. Águia é destemida" Estamos voltando à questão de ser caça ou caçador, como também ao fato de que um bom caçador não deve temer o que vier pela frente, nem coisa alguma que esteja entre sua situação atual e seus objetivos.

"Quando adoece, a galinha fica de asas caídas, jururú, dependente de socorro”. Ninguém jamais viu uma águia doente. Quando debilitada, reúne todas as forças que tem para refugiar-se no alto. Não fica por aí à espera de piedade... “Autocomiseração não combina com a águia." E você, amigo, está esperando piedade alheia ou prefere reunir suas próprias forças para ir em busca do sonho lá no alto?

"Galinha se alimenta de milho e restos de comidas. A águia, do alto, seleciona a presa, e desce como uma flecha sobre ela." Aqui vale o cuidado com a qualidade daquilo que chamamos de OBJETIVO. Não se "alimente" de coisas ruins, pois faz mal a sua saúde! Isto também vale para suas conversas ou companhias, para os programas de TV que assiste e tudo o mais que influencie sua mente e sua preparação psicológica. O lazer é essencial, mas acima de tudo um bom lazer é por demais importante.

Se você se negar a ter uma visão restrita e um comportamento limitado como os de uma galinha, pode ter certeza que terá o melhor desta terra.

Mas ainda há mais a ser levado em consideração: "O ninho de galinha é feito de pena e capim. O da águia é diferente: é sob as penas retiradas do próprio peito, a águia coloca ainda uma camada de espinhos e deita-se sobre ele".

Às vezes é preciso ter, ou ao menos se lembrar dos "espinhos" para que não nos acomodemos e para que levantemos um vôo vitorioso. São os espinhos da vida, as necessidades, as contas, que muitas vezes nos impulsionam para a vitória! Não é raro vermos pessoas com tudo a seu favor e não alcançarem seus objetivos... Talvez por falta de espinhos no seu ninho... mas é bom lembrar que os espinhos não são limitadores para as águias.

“A galinha aceita ficar presa, a águia não”. Algumas pessoas aceitam uma situação de "prisão" limitadora, enquanto outras ousam melhorar de vida. “A galinha faz seu ninho ao nível do chão, sem pensar alto, coisa que uma águia imagina. Ela voa, pensa e aninha-se no alto, que é para onde se dirige sempre”. E você aloja-se a onde?

“Enquanto há várias espécies de galinha, temos na águia uma espécie rara”. Pessoas organizadas, estudiosas e que fazem sempre o que é o certo são raras, raríssimas... e geralmente são as que vencem, mais cedo ou mais tarde, com certeza!

A diferença não é o que acontece com a águia ou com a galinha, mas como essas duas aves reagem ao que acontece com elas, como elas encaram sua existência e como lidam com ninhos, espinhos, alimentação, objetivos e desafios. Por isso elas são tão diferentes.

O livro do Profeta Obadias, assim está escrito na Bíblia Sagrada:

"Se te remontares como a águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas..." – Obadias 1:4.

 Este é o desafio: não importa como você foi até hoje, mas sim que você se "remonte" como águia, que é o que você já é ou pode vir a ser. Para ser um vencedor, ou seja, uma águia, basta pensar e agir como tal, pois "somos o que pensamos e alcançamos o que fazemos". Amém?

Ponha seu ninho entre ‘as estrelas’. Você merece!

Pr Cpl NEWTON ANDRADE.

 

PALAVRA AMIGA DE ADVERTÊNCIA!

 

POR ONDE VOCÊ TEM ANDADO?

O QUE VOCÊ TEM FEITO?

O QUE VOCÊ ESTÁ PLANTANDO?

SAIBA QUE UM DIA VOCÊ VAI  "COLHER"  OS RESULTADOS

E AS CONSEQUÊNCIAS DOS SEUS ATOS... CERTO?

 

AGORA, PERMITA-ME INDAGÁ-LO:

- COM O QUE VOCÊ ESTÁ "PLANTANDO HOJE",

O QUE VOCÊ ESPERA "COLHER" AMANHÃ? HUM?

JÁ PAROU PRA PENSAR NISTO? NÃO?

ENTÃO PENSE NISTO!